Eventos Setembro 2017
 
D
S
T
Q
Q
S
S
1
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
21
22
24
25
26
27
28
29
30
             

Todos os eventos
MEDIDAS DE PREVENÇÃO E ERRADICAÇÃO DOS ÁCAROS

por Dr. Fábio Kuschnir

Girolamo Cardamo (1501-1575), médico, matemático e astrólogo milanês, após acompanhar por 40 dias o arcebispo de St. Andrews, portador de asma brônquica, deixou os médicos da corte francesa, até então responsáveis pelo seu tratamento, perplexos quando decidiu remover o colchão e o travesseiro de penas do dormitório do ilustre paciente, medidas estas que melhoraram significativamente o seu quadro clínico.

Passados mais de 450 anos deste episódio, está bem reconhecido o papel causal dos chamados alérgenos (substâncias causadoras de alergias) intradomiciliares, tais como os ácaros da poeira, as proteínas derivadas de animais (cães e gatos), fungos e insetos (baratas domésticas), na manutenção dos sintomas da asma brônquica e da rinite alérgica.

Entre os principais alérgenos envolvidos nestas doenças em nosso meio destacam-se os ácaros da poeira domiciliar. O conhecimento sobre medidas de prevenção e erradicação destes parasitas microscópicos são essenciais para o sucesso terapêutico das alergias respiratória,s constituindo o passo inicial de seu tratamento
Os ácaros são aracnídeos de 0,3 mm, e nas suas fezes estão seus principais alérgenos. Apesar do tamanho, são relativamente pesados e após turbulência, permanecem cerca de 5 minutos no ar, sendo por esta razão pouco afetados por filtros de ar ou precipitadores eletrostáticos do tipo “sterilair”.

O ácaro vive cerca de 10 semanas, período em que a fêmea põe de 40 a 60 ovos. As condições ideais para o seu desenvolvimento são a umidade relativa do ar maior que 50% e áreas de clima quente e úmido, condições estas encontradas no Rio de Janeiro.
Atenção especial deve ser dada ao dormitório do paciente alérgic,o uma vez que os colchões, travesseiros, roupas de cama, carpetes e móveis estofados são importantes reservatórios de descamações da pele humana, principal fonte alimentar dos ácaros. Calcula-se que devam existir de 500 mil a 2 milhões de ácaros no interior de um colchão, independentemente das condições de higiene da casa.

Abaixo estão listada,s conforme sua eficácia, as principais medidas anti-ácaros. Destacamos que aquelas aparentemente mais simples são consideradas as mais eficazes.

MEDIDAS DE PREVENÇÃO e ERRADICAÇÃO DOS ÁCAROS

Muito Úteis
Possivelmente Úteis
Pouco Úteis

•  Remoção de carpetes e móveis estofados do dormitório

•  Forrar com capas impermeáveis colchões e travesseiros *

•  Lavar a roupa de cama com água aquecida (> 55 O C)

•  Aspirador de pó

•  Melhora do sistema de ventilação doméstico

•  Acaricidas e substâncias desnaturadoras de proteínas dos ácaros

•  Lavagem à seco e com água fria

•  Cobertor elétrico

•  Condicionador de ar

•  Filtração do ar

•  Ionizadores de ar

•  Precipitadores eletrostáticos

* Tecidos recomendados: Vinil, vulcouro, poliuretano, PVC, napa, curvim.