O Que é Alergia?

Alergia é um estado de sensibilidade que se acompanha de uma alteração do sistema imunológico, que responde de maneira exagerada a algum estímulo externo. Resulta da interação entre a predisposição genética (hereditariedade) e fatores ambientais.

Alergia não é uma doença nova, pelo contrário, trata-se de uma doença antiga. A palavra asma já era utilizada por Hipócrates para descrever uma dificuldade respiratória. No 1º século antes de Cristo, Lucrécio escreveu: “O que é alimento para uns, pode ser para outros, um veneno violento”. Entretanto, somente em 1906 a palavra “Alergia” foi cunhada por Von Pirquet, um pesquisador austríaco.

Se alguém tem alergia, significa que a rede de defesa do seu organismo está alterada e passou a reagir de forma inadequada a substâncias que normalmente são inofensivas para outras pessoas. Por exemplo, em uma refeição é servido camarão e todos os que comeram tiveram um distúrbio intestinal - neste caso, houve uma reação tóxica ao camarão deteriorado, que atingiu a todos. Porém, se só uma pessoa teve urticária pelo camarão, houve uma reação anormal nessa pessoa - ocorreu uma resposta alérgica.

Principais Doenças Alérgicas e Imunilógicas

  • - Manifestações Respiratórias: Asma, Rinite, Sinusite, Otite, Amigdalite, Faringite, Laringite, Tosse
  • - Manifestações Oculares: Conjuntivites alérgicas
  • - Manifestações cutâneas: Urticária, Angioedema, Dermatite de Contato, Atopia, Estrófulo.
  • - Manifestações variadas: alergia ao látex, medicamentos, contrastes, anestésicos, alimentos, alergia a himenópteros, reações anafiláticas.
  • - Imunodeficiências Primárias são um grupo de doenças congênitas que afetam o funcionamento do sistema imunológico.

O tratamento adequado das doenças alérgicas e imunológicas permite o controle dos sintomas e uma vida saudável às pessoas alérgicas.