2018

SEMANA MUNDIAL DE ALERGIA

 

 

 

Segunda feira dia 23 de abril de 2018:

Feriado no Rio de Janeiro

 

Terça feira dia 24 de abril de 2018:

 

HOSPITAL DA LAGOA: dia 24 de abril às 11h no anfiteatro A. O tema é "Tirando dúvidas sobre Dermatite Atópica e Imunodeficiências".

 

HOSPITAL JESUS:  Abertura da Semana Mundial da Alergia no Ambulatório de especialidades – 4º. Andar, dia 24 de abril às 9 horas.“Day beauty” da dermatite atópica: realizado com as crianças no ambulatório com Cabeleleiro e música com jingles de 10 às 12horas, no mesmo local.


HOSPITAL UNIVERSITÁRIO CLEMENTINO FRAGA FILHO - HUCFF / UFRJ
Ambulatório de Imunologia Clínica – dia 24 de abril – de 8 às 12 horas - Atividades Interativas com os Pacientes Abordando a Importância das Principais Doenças Alérgicas, em Especial “Dermatite Atópica, Uma Coceira que Causa Erupções na Pele” e “Meu Futuro Começa com Investigação e Diagnóstico Precoces das IDP” Aula para médicos não especialistas e para profissionais de saúde: “Imunodeficiências”.

 

HOSPITAL UNIVERSITÁRIO GAFFRÉE E GUINLE - UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Apresentação do Tema Dermatite atópica no Hall do Hospital HUGG com cartazes e participação interativa do público, e da Enfermaria do Riso dia 24/04 às 10:00.  Apresentação do Tema para médicos e alunos do curso de Medicina sobre Sinais de Alerta em Imunodeficiência primária dia 26/04 no Anfiteatro da 10ª. Enfermaria, às 11:00hs.   Distribuição de panfletos sobre sinais de alerta de Imunodeficiência Primária aos pacientes e médicos do HUGG


Quarta feira dia 25 de abril de 2018:

 

SETOR DE ALERGIA E IMUNOLOGIA DERMATOLÓGICA DO INSTITUTO DE DERMATOLOGIA PROFESSOR AZULAY: Na quarta-feira, durante o canal teórico, será feita a apresentação oficial sobre dermatite atópica e sobre os sinais de alerta das imunodeficiências primárias. Santa Casa da Misericórdia - Rua Santa Luzia nº 206, Pavilhão São Miguel – Centro (Pavilhão São Miguel)

 

Logo_policlinca.eps

CLÍNICA DE ALERGIA DA POLICLÍNICA GERAL DO RIO DE JANEIRO
Aula para médicos e profissionais de saúde abordando “Imunodeficiências Primárias” e apresentação para leigos: “Dermatite atópica” às 11 horas.

 

HOSPITAL JESUS
Local: Anfiteatro – 6º. Andar
Horário: 11:30 – Aula: Imunodeficiências primárias – quando suspeitar? – seguida de apresentação de caso clínico. Aberta ao público, aos profissionais de saúde e aos alunos do hospital
- Panfletagem sobre os 10 sinais de imunodeficiências primárias nos ambulatórios, enfermarias, unidade intermediária e CTI pediátrico.

 

Quinta feira dia 26 de abril de 2018:

 

Instituto Fernandes Figueira

INSTITUTO FERNANDES FIGUEIRA – FIOCRUZ
26 de abril, no auditório do hospital, serão realizadas palestras:
11 horas: Dermatite atópica - aberta ao público.
12 horas: Quando pensar em imunodeficiência primária? Aula aberta apenas para profissionais de saúde.

 

HOSPITAL UNIVERSITÁRIO PEDRO ERNESTO HUPE- UERJ
26 de abril 9:30 horas - Encontro aberto ao público: “Dermatite atópica e imunodeficiências”. Após a apresentação haverá debates com a plateia, para esclarecimento de dúvidas e para proporcionar que os presentes compartilhem suas opiniões e sua vivência com a doença. Ao final, haverá uma confraternização.
Local: centro de estudos da Policlínica Piquet Carneiro - segundo andar


HOSPITAL JESUS  26 de abril, no anfiteatro – 6º. Andar Horário: 11:30 – Aula integrada Alergia e Dermatologia. Aberta ao público, aos profissionais de saúde e aos alunos do hospital. Além disso, no mesmo horário, no ambulatório de especialidades, haverá uma aula com orientações aos pacientes sobre os cuidados com a pele atópica.


Sexta feira dia 27 de abril de 2018:

 

SETOR DE ALERGIA E IMUNOLOGIA DERMATOLÓGICA DO INSTITUTO DE DERMATOLOGIA PROFESSOR AZULAY: será realizada uma abordagem teórica sobre Dermatite Atópica e Imunodeficiências, com participação dos professores, pós-graduandos e demais funcionários do Serviço, no horário da manhã.

 

~

HOSPITAL JESUS: Local: Ambulatório de especialidades – 4º. Andar Horário: 9 às 12 horas: Orientações práticas aos pacientes sobre os cuidados com a pele atópica


POLICLINICA ANTÔNIO RIBEIRO NETTO - SMS
Palestra aos pacientes sobre Dermatite Atópica - dia 27 abril, às 10:30h no Centro de Estudos


Resultado de imagem para bombeiros rj

ATIVIDADES REALIZADAS PELO CORPO DE BOMBEIROS DO RIO DE JANEIRO


Serão ministradas palestras para os militares e dependentes nas seguintes unidades:


Dia 24 /04/2018 às 14h na 2ª Policlínica do CBMERJ:
Endereço: Av. Governador Roberto Silveira, 1221. Centro - Nova Iguaçu – RJ.


Dia 25/04/2018 às 9h no auditório da Diretoria Geral de Saúde:
Endereço: Av. Paulo de Frontin, 876. Rio Comprido - Rio de Janeiro.


Dia 26/04/2018 às 9h na 4ª Policlínica do CBMERJ:
Endereço: R. Ten. Cel Cardoso, 909 Centro - 28035-042 - Campos dos Goytacazes-RJ.


Dia 27/04/2018 às 14h na 3ª Policlínica do CBMERJ:
Endereço: Av. Quintino Bocaiúva, s/nº Charitas - Niterói – RJ.
(Referência: Em frente ao terminal aquaviário de Charitas).

 

Atividades no Estado do Rio de Janeiro

 

Niterói
http://www.sgt.pep.ufrj.br/~tegrio/images/logo_uff.gif

HOSPITAL ANTONIO PEDRO – UFF
Na quarta feira dia 25 abril, pela manhã, haverá um encontro de pacientes com dermatite atópica com atividades lúdicas e recreativas, palestra educativa e lançamento de um livro educativo infantil abordando a Dermatite Atópica, além de distribuição de folder. O evento será encerrado com um lanche de confraternização.
Na quinta feira dia 26 de abril, às 10:30 horas, será realizada uma palestra: “Manifestações cutâneas das Imunodeficiências Primárias” em conjunto com o setor de Dermatologia do hospital.

 

Campos de Goytacazes
23/04 - Panfletagem no Boulevard Shopping, das 13 às 19 horas, quando os visitantes do shopping receberão convite para participarem de um encontro sobre imunodeficiência e dermatite atópica no dia 27 de abril.

27/04 - Encontro com palestras no auditório do Hospital dos Plantadores de Cana, dia 27 de abril, às 9 horas.

 

Macaé
Dia 25 de abril, quarta feira será realizada aula para leigos: Dermatite Atópica e Imunodeficiências Primárias. A atividade será realizada no ambulatório de alergia e pediatria da prefeitura de Macaé. Aberta para leigos, residentes e internos da UFRJ.

 

Petrópolis  
Nota publicada no Diário de Petrópolis:
Em 2018, as semanas comemorativas da Alergia e das Imunodeficiências Primárias (IDPs) acontecerão simultaneamente, de 22 a 28 de abril. O tema designado pela WAO (World Allergy Organization) será “Dermatite Atópica, Uma Coceira que Causa Erupções na Pele” e pela IDF (Immune Deficiency Foundation) será: “Meu Futuro Começa com Investigação e Diagnóstico Precoces das IDP”. O informe chegou à coluna por meio da Asbai da Região Serrana.

 

Maio 2018
 

INSTITUTO DE PEDIATRIA MARTAGÃO GESTEIRA
O serviço de Alergia e Imunologia do IPPMG / UFRJ realizará reunião com residentes de pediatria e de outras especialidades pediátricas: Sinais de alerta de IDP em pediatria geral e especialidades pediátricas. Será no dia 03 de maio, às 11horas.
Reunião com pacientes do ambulatório de DA, com psicologia, nutrição e equipe médica, dia 04 de maio às 7:30horas.