A tosse crônica é uma queixa frequente nos consultórios médicos e pode impactar significativamente a qualidade de vida dos pacientes. Segundo as Diretrizes da European Respiratory Society (ERS) sobre Diagnóstico e Tratamento da Tosse Crônica, recentemente atualizadas, essa condição é mais complexa do que se imaginava e envolve mecanismos de hipersensibilidade da via aérea.
A tosse é um reflexo protetor do nosso organismo, mas quando persiste por mais de 8 semanas em adultos e 4 semanas em crianças, passa a ser classificada como tosse crônica. De acordo com as novas diretrizes, os principais fatores envolvidos são:
🔹 Síndrome de Hipersensibilidade da Tosse (CHS) – Pacientes com tosse crônica frequentemente relatam hipersensibilidade a odores fortes, fumaça, ar frio e perfumes. Isso se deve a uma resposta exagerada do nervo vago, tornando a via aérea extremamente sensível.
🔹 Asma variante da tosse e bronquite eosinofílica – Nessas condições, há inflamação das vias aéreas sem obstrução visível, mas com resposta positiva ao tratamento anti-inflamatório.
🔹 Refluxo não ácido e alterações neuromodulatórias – Ao contrário do que se pensava, o refluxo gástrico ácido não é o principal responsável. Muitas vezes, a tosse crônica está ligada a disfunções do esôfago e da via aérea.
🔹 Tosse crônica na infância – Crianças não são “pequenos adultos”! A tosse crônica em crianças pode estar associada a bronquite bacteriana persistente, um diagnóstico que precisa ser feito precocemente para evitar complicações.
As diretrizes sugerem abordagens inovadoras para tratar a tosse crônica, incluindo:
Anti-inflamatórios inaláveis (em casos de inflamação eosinofílica).
Neuromoduladores como gabapentina e pregabalina para casos de hipersensibilidade ao reflexo da tosse.
Fisioterapia da tosse, incluindo técnicas específicas de controle da tosse que podem ser altamente eficazes.
Baixas doses de morfina, quando a tosse é resistente a outros tratamentos.
Se você ou alguém que conhece sofre de tosse crônica, é essencial procurar um especialista em Alergia e Imunologia para um diagnóstico correto e um tratamento eficaz!
Leia o artigo completo: Clique aqui
Já teve ou conhece alguém que sofre de tosse crônica? Compartilhe sua experiência nos comentários!